aLeR+: Já pensaram como seria bom se todos os alunos gostassem de ler e o fizessem bem?



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dona Flor do Beirado

Agora que já leste este conto, clica nos comentários para o recontares por palavras tuas...

10 comentários:

  1. A história conta que uma flor era muito sozinha, apesar de durante o dia ela cumprimentar toda a gente, mesmo que ninguém lhe respondesse. Mas um dia, ao cumprimentar um rapaz, ele reparou nela e a partir daí passaram e ver-se todos os dias. O menino tinha a autoestima muito baixa e a flor do beirado ensinou-lhe que a verdadeira beleza não é a beleza exterior mas sim a interior.

    Lia e Luana

    ResponderEliminar
  2. Trata-se de uma flor que era solitária. Durante o dia cumprimentava toda a gente, mesmo sabendo que ninguém retribuía. Mas houve um dia que foi diferente, em que ela cumprimentou um rapaz e, pela primeira vez, ele lhe respondeu com um "Bom dia". A partir daí começaram a conhecer-se. O menino achava-se muito gordo, feio e tinha a sua autoestima muito em baixo. A flor ensinou-lhe que a verdadeira beleza é a interior.

    Joana Raimundo
    António Godinho

    ResponderEliminar
  3. Uma vez, por acaso, Filipe, enquanto passeava, encontrou num beirado uma flor. Desde o inicio que simpatizou muito com ela e contava-lhe os seus problemas. Um dia, Filipe contou-lhe que os seus colegas estavam sempre a gozar com ele, por ser baixo e gordo. Tinha a auto-estima muito em baixo. Então Dona Flor ensinou-lhe que o que importava era o interior da pessoa e não o exterior. Quando Filipe foi para a escola ignorou os seus colegas e já não se importava com as suas opiniões. No fim da história, Dona Flor começou a murchar e pediu a Filipe para este cuidar das suas sementes e espalhá-las de forma livre. Os ensinamentos do conto foram: o que conta é o interior e não o exterior da pessoa, é o seu caráter e o seu respeito pelos outros e pela natureza. Mais vale ser livre sem grades privilégios que viver em "cativeiro" com pessoas a cuidar de nós.

    Beatriz e Joana B.

    ResponderEliminar
  4. A história conta que Dona Flor do Beirado era muito sozinha e ninguém lhe ligava nenhuma. Até que um dia, um menino passou e observou o desprezo que os outros lhe davam. Foi falar com ela e a partir dai o rapaz começou a falar com ela todos os dias. Não acreditava muito em si próprio e Dona Flor do Beirado ensinou-lhe que quem vê caras não vê corações ou seja, as pessoas não são aquilo que parecem mas sim, aquilo que são por dentro,os seus valores.

    ResponderEliminar
  5. A história baseia-se numa flor que habitava num beirado, e que todos os dias cumprimentava toda a gente que passava por ela, mas ninguém retribuía ... Até que um dia, um menino retribuiu e disse-lhe: Bom dia!
    Estes começaram a conhecer-se e a flor ajudou-o a aumentar a sua autoestima, pois ele achava-se gordo, feio e não gostava de si próprio... E a flor ensinou-lhe que a verdadeira beleza é a interior...

    ResponderEliminar
  6. Esta história conta a vida de uma Flor do beirado, que sempre cumprimentava as pessoas que passavam perto dela, no entanto, ninguém lhe respondia. Num dia igual aos outros, passou um grupo de crianças e a D. Flor cumprimentou-as mas só um menino lhe respondeu, para grande surpresa da D. Flor. A partir desse dia, o menino, chamado Filipe, passou a visitá-la todos os dias.
    Eles falavam de muitas coisas, uma delas, o facto do Filipe se sentir inferior aos outros meninos por ser mais gordinho que os outros; mas tudo mudou quando a D. Flor lhe ensinou que a beleza exterior não era tão importante quanto a beleza interior. Desde esse momento o Filipe tornou-se mais feliz, no entanto, ficou bastante triste porque a sua amiga D.Flor estava no fim do seu ciclo, ou seja, no fim da sua vida. A D.Flor pediu ao Filipe que guardasse a sua razão de vida, as sementes, plantando-as na primavera, livremente.

    Flor e Inês B.

    ResponderEliminar
  7. É um conto que fala de um rapaz e de uma flor do beirado.
    A flor vivia isolada de todas as outras. Todas as pessoas que lá passavam não davam por ela.
    Até que um dia, um pequeno rapaz reparou na Dona Flor.
    A flor achava que era um mau estar num jardim e ser tratada por outra pessoa preferindo ser livre.
    O rapaz tinha uma autoestima muito baixa, achava-se feio e gordinho mas a Dona flor do beirado ensinou-o a ver a beleza interior.
    O rapaz sentiu-se bem e não ligava aos insultos dos outros rapazes.
    A flor privilegiava a liberdade e sabia que o rapaz iria deixar as suas sementes livres, por isso confiou no rapaz.
    Dando-lhe as suas sementes para as plantar num descampado, quando chegasse a primavera.

    Ulisses Nascimento e Afonso Barreiros

    ResponderEliminar
  8. A história é sobre uma flor que vivia sozinha num beirado. Cada vez que passava uma pessoa cumprimentava-a mas as pessoas ignoravam-na.Um dia, um menino chama do Filipe começou a falar com ela. Filipe achava-se gordo, inútil e feio. A flor disse-lhe que o importante não era ser gordo ou feio mas sim ter bom caráter. Quando chegou a altura de morrer deu-lhe as suas sementes para plantar para ser livres.
    Simão Gomes Pina
    António Xu Wu

    ResponderEliminar
  9. O conto fala de um rapaz que tinha baixa autoestima e de uma flor que vivia sozinha. Certo dia, Filipe, enquanto vinha da escola, passou por uma casa que tinha uma flor em cima do telhado. Esta flor cumprimentava todos os que passavam, sendo sempre ignorada. Filipe, ao ver isto, ficou indignado e decidiu responder-lhe. A partir daí, passaram a ver-se todos os dias e ficaram muito amigos. Depois, com a ajuda da Dona Flor, a autoestima do Filipe aumentou pois ele percebeu que o que importa é a beleza interior, não a exterior.

    Aline e Mariana

    ResponderEliminar

No final, não esquecer de apresentar uma identificação.